quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Gays protestam contra rua com nome de jornalista homofóbico

O batismo de uma rua da periferia de Salvador com o nome de um falecido jornalista conhecido por seus ataques aos homossexuais provocou protestos de grupos gays de Salvador. O homenageado é o jornalista e médico baiano José Augusto Berbert de Castro, crítico de cinema do jornal "A Tarde". Berbert tornou-se notório na cidade por atitudes como usar um boné com a frase "Berbert: Exterminador de Veados", e defender o homicídio de gays.

Uma lei proposta pelo vereador Pedro Godinho (PMDB) deu o nome de Berbert a uma via no bairro de Mussurunga, na peri-feria. A iniciativa provocou protestos do presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, e, em seguida, da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), que enviou um ofício à prefeitura de Salvador solicitan-do que o prefeito João Henrique (PMDB) revogue a homenagem.

Os militantes gays deram um prazo para que a prefeitura cancele a inauguração da placa até o dia 12 de setembro, quando está prevista a Parada Gay de Salvador. Do contrário, ameaçam pichar uma suástica nazista sobre o nome de Berbert nas placas da rua.

Frases como "mantenha a cidade limpa, mate uma bicha todo dia" e "matar veados não é homicídio, é caçada" faziam parte da linguagem do jornalista. A prefeitura de Salvador ainda não se manifestou se cancelará a homenagem, mas o vereador Godinho avisou que quer mantê-la.

Um comentário:

  1. Papai Noel para sua festa Evento de natal. Estamos localizados em São Paulo e atendemos Todos os segmentos.
    Contato: jorge.elenco@gmail.com
    Como contratar um Papai Noel:
    http://papainoel2010.blogspot.com

    ResponderExcluir